Os consumidores estão cada vez mais exigentes. Diante dessa afirmação, saber como vender em marketplace se transforma em uma dúvida recorrente. Se você aposta em um plano de ação, mas sente que ainda não conquistou espaço no mercado, a estratégia pode estar equivocada em alguns pontos.

Para reverter esse quadro, o grande segredo está em priorizar a experiência de compra no ambiente virtual. São pequenas melhorias que trazem resultados significativos em pouco tempo e ajudam a se destacar da forte concorrência.

Quer saber mais? Vamos mostrar dicas essenciais para impulsionar as vendas com foco em resultados positivos. Acompanhe:

Categorize os itens para venda

A praticidade é um grande diferencial na hora de realizar uma compra online. Por isso, categorizar os produtos corretamente otimiza a busca e aumenta a visibilidade de sua empresa. Caso você cometa algum erro durante o cadastro no marketplace, o item anunciado pode não ficar visível ao consumidor que, certamente, vai escolher outra opção entre os resultados ofertados. Saiba que esse tipo de erro é muito comum no varejo virtual e traz prejuízos significativos.

O melhor caminho, nesse caso, está em identificar os termos usados durante as pesquisas com a intenção de montar uma divisão criteriosa. Escolha um colaborador responsável pelas vendas para selecionar a categoria dos artigos e descrevê-los de maneira atrativa ao público. Assim, fica mais fácil se destacar da concorrência na plataforma sem deixar de lado a funcionalidade essencial no segmento online.

Tenha preços atrativos

Apostar em preços atrativos ajuda muito no processo de conversão do cliente. No entanto, nem todos os sellers sabem tirar proveito dos benefícios apresentados pelo marketplace. Ao disputar os olhares do público em um canal repleto de concorrentes, você deve incluir algumas promoções estratégicas para destacar a qualidade dos produtos. Boa parte das plataformas oferece descontos no pagamento com boleto bancário.

Dessa forma, busque aflorar o senso de urgência dos compradores a partir de valores atrativos. Mas não pense que precisa oferecer uma diferença de 50% para conseguir resultados positivos. Pequenas ações, como frete grátis ou cupons de desconto, já são bastante chamativas. O mais importante é compreender os recursos disponíveis no momento de evitar o esquema robótico de preços dentro do shopping virtual.

Escolha as melhores imagens

Você, com toda certeza, já ouviu que “uma imagem vale mais do que mil palavras”. Apesar de ser apenas um dito popular, dentro do marketplace essa frase se torna uma verdade absoluta. O processo de aumento das vendas está diretamente ligado à qualidade das fotos dos produtos. Por esse motivo, priorize fotografias em alta qualidade que agregam valor aos detalhes da descrição.

Muitas empresas copiam as informações de anúncios semelhantes e perdem credibilidade com o consumidor — além de resultar em penalizações pelos buscadores da internet. Logo, trabalhe na produção de conteúdos originais, com imagens de vários ângulos e tamanhos. Não economize neste quesito, pois se trata de um investimento em longo prazo que ajuda o consumidor a ganhar confiança na dinâmica de compra.

Faça entregas rápidas e sustentáveis

Atrasar as entregas faz com que o seller receba comentários negativos. Dentro desse contexto, o processo logístico deve ser monitorado cuidadosamente para cumprir os prazos. O melhor caminho na hora de gerir essa grande quantidade de informação é investir em um método de transporte rápido e sustentável.

Imagine só perder um pedido importante por conta do motorista ter ficado preso no congestionamento. O impacto negativo dessa falha pode se espalhar e prejudicar o retorno de vendas. Sendo assim, considere as bicicletas como uma solução pela otimização do tempo de rota, economia com gasolina e o baixo custo de manutenção. Além de tudo isso, ainda existe a possibilidade de oferecer entrega rápida aos seus clientes.

Pronto! Agora você já sabe como vender em marketplace. Lembre-se que os clientes tendem a abandonar o carrinho de compras rapidamente quando algo não atende suas expectativas. Com isso, a empresa precisa reorganizar a estratégia e priorizar a qualidade em todas as etapas da interação com o consumidor. Só assim será possível crescer no mundo virtual e alcançar o lucro esperado.

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