Abrir a carteira e não ter nenhum centavo é um verdadeiro pesadelo. Para quem trabalha como autônomo, então, saber como fazer sobrar dinheiro no final do mês se torna uma missão quase impossível. Mas nada de pânico! Com pequenas mudanças de hábitos, você consegue fazer sua grana render e sair desse aperto.

O primeiro passo está em colocar o pé no freio na hora de sair comprando como se ninguém tivesse boletos a pagar. Em função disso, saiba que não existe receita mágica, você precisa se esforçar para desviar das armadilhas que são capazes de levar até as sua últimas moedinhas.

Quer saber mais? Vamos mostrar aquelas dicas de respeito que ajudam a mudar sua vida financeira. Acompanhe:

Identifique e elimine gastos desnecessários

Hoje em dia é praticamente impossível ir até a esquina sem gastar R$100. Portanto, você deve ter bastante atenção para não perder dinheiro com bobagens. Sabe aquele sorvete depois do almoço na padaria? Esse tipo de débito pode até parecer pequeno à primeira vista, mas em longo prazo faz muita diferença no bolso.

Uma boa dica para te ajudar a melhorar nesse ponto envolve anotar cada compra que seja considerada excesso. Depois disso, faça as contas e veja quanto gastou com futilidades ao longo do mês — respire fundo, porque os números costumam ser altos.

Passado o susto, identifique o que pode ser facilmente cortado, como aquela saída dupla com os amigos no final de semana. Escolha apenas um dia de diversão e guarde o restante do valor economizado.

Tenha cuidado com o cartão de crédito

O cartão de crédito parece a solução de todos os nossos problemas. Muita gente se recusa a passar vontade e vai jogando as dívidas para o próximo mês. Ou pior: faz a compra parcelada em valores pequenos “para não comprometer o orçamento”.

No entanto, o uso indevido do cartão pode virar uma bola de neve que leva seu nome ao SPC e Serasa em um piscar de olhos. Se só de pensar no tamanho desse desespero você já sente vontade de chorar, o melhor caminho é enxergar os riscos envolvidos.

O maior erro, nesse caso, está em esquecer que as compras serão pagas junto dos outros boletos fixos. Por este motivo, sempre faça as contas para não perder o controle ao longo dos próximos meses. Com isso, a mudança de hábitos fica simples! Sem contar que ajuda a enxugar o orçamento e evitar os temidos juros do cartão de crédito.

Trace objetivos para o seu dinheiro

Se você é daquele tipo que não pode ter uma moedinha que já quer gastar, precisa mudar os hábitos imediatamente. Afinal, só quem rala o mês inteiro para conquistar o sustento sabe o quanto cada centavo deve ser valorizado. O grande segredo da disciplina está em traçar objetivos no momento de poupar.

Ao se programar financeiramente, seus desejos podem ser realizados — como uma viagem, um presente bacana para os filhos ou, até mesmo, a casa própria. Outro fator importante está na chance de trabalhar menos sem gastar além do necessário. Em resumo, só com educação financeira a quantidade de gastos vai ser realmente condizente com a sua renda.

Gaste menos do que você ganha

Gastar menos do que ganha parece uma daquelas frases batidas que todo mundo já sabe. Mas, na prática, a falta de controle faz com que você tenha a síndrome do falso rico. Parece engraçado, mas quem nunca se arrependeu de gastar todo o dinheiro do mês em apenas um dia que atire a primeira pedra.

Dessa maneira, mantenha uma planilha com as contas fixas para já deixar o valor reservado e correr atrás do restante. A boa notícia, aqui, é que trabalhar com flexibilidade de ganhos te ajuda a alcançar a sonhada autonomia. Procure por um trabalho que garanta o reforço na renda sem aquele estresse de ter um patrão no pé e horários engessados. Já pensou em fazer entregas por bicicletas? Pois saiba que esse tipo de serviço pode ser ideal para você!

Pronto! Agora você já sabe como fazer sobrar dinheiro no final do mês. Ao colocar todas essas dicas em prática, conquistar o saldo no azul vai ser apenas questão de tempo. Mas saiba que o equilíbrio financeiro não acontece da noite para o dia. O sucesso, nessa empreitada, depende muito de sua disciplina e dedicação.

Gostou das informações deste artigo? Então curta nossa página no Facebook e receba conteúdos exclusivos sobre o assunto!

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

This is some text inside of a div block.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

See All Works