Provavelmente você já ouviu falar sobre aquecimento global, certo? Esse é um problema enfrentado pelo planeta em razão, principalmente, da ação industrial, que compromete o funcionamento de todo o ecossistema. Geralmente não damos a devida atenção ao assunto, mas é muito importante entender como diminuir a emissão de CO2 — principal gás responsável pelo efeito estufa.

Atitudes simples podem contribuir para a preservação do meio-ambiente e elas devem ser tomadas em todos os ambientes, inclusive no seu e-commerce. Neste artigo, separamos dicas importantes para reduzir a produção de gás carbônico no seu negócio agora mesmo. Veja a seguir:

Entenda os prejuízos do CO2

Antes de chegarmos à parte prática para redução de gases, é primordial entender o tamanho do estrago que o CO2 é capaz de fazer. Só assim somos capazes de perceber a complexidade do assunto.

O prejuízo mais significativo são as altas temperaturas que o planeta tem alcançado. Na prática, isso não significa apenas dias mais quentes, mas a desregulação do meio-ambiente que provoca o descongelamento de geleiras, secas profundas, poluição do ar, chuva ácida etc.

As consequências desses problemas podem ser sentidos de perto pelos homens, já que até a nossa saúde está em perigo. Sem diminuir a emissão de CO2, doenças respiratórias e cardiovasculares estão cada vez mais frequentes.

Como sabemos, o problema não é a produção natural de gás carbônico — já que o elemento é importante para a fotossíntese das árvores e até para a decomposição de seres e materiais. O risco, na verdade, está em seu excesso. Por isso, veremos como diminuir a produção de CO2 abaixo.

Prefira lâmpadas fluorescentes

As termelétricas utilizadas na produção de eletricidade são responsáveis por grande parte da emissão de gases poluentes. Por isso, economizar luz faz todo sentido: além de preservar a natureza, você também poupa dinheiro na conta de energia.

Uma boa forma de fazer isso é utilizar lâmpada fluorescente ao invés da tradicional incandescente, já que a primeira pode ser até quatro vezes mais econômica. Além disso, evite acendê-la durante o dia e, claro, não se esqueça de apagar a luz após o horário de expediente no seu e-commerce.

Tenha atenção aos equipamentos na tomada

A regra é: se não está em uso, não precisa ficar na tomada. Mesmo desligados, os aparelhos conectados na energia ainda geram algum gasto. Para evitar esse consumo desnecessário, evite deixar televisões e computadores sempre ligados.

No segundo caso, configure sua máquina para entrar em modo stand by após alguns minutos sem inutilização e também garanta que o monitor desligará. Essa prática é muito benéfica em e-commerces, que costumam ter muitos computadores ligados ao mesmo tempo.

Evite o uso de papel

Economizar na utilização de papel também é uma boa forma de contribuir com a diminuição de gás carbônico no seu e-commerce. Dê preferência a relatórios on-line, e-mails e mensagens de texto pelo celular. Quando o uso de folhas for inevitável, prefira as recicláveis.

Opte pela entrega sustentável

Infelizmente, a produção de CO2 por veículos no país também é muito significativa. Para se ter ideia, o segmento representou um aumento de 192% de poluentes nas últimas duas décadas. A melhor forma de combater esse número é implementar meios de transportes ecológicos, inclusive para entrega no seu e-commerce.

A boa notícia é que existem empresas comprometidas com o meio ambiente, que oferecem transporte de mercadorias por meio de bikes. Além de disponibilizarem um serviço mais rápido e barato, ainda dispõem de relatórios que informam a quantidade de CO2 evitada no seu negócio. Dessa forma, você contribui com a natureza e ainda demonstra aos seus clientes o quanto se importa com a causa. Isso ainda ajuda a melhorar a imagem da empresa no segmento.

Neste artigo você pôde entender a importância de diminuir a emissão de CO2 no seu e-commerce. Os recursos do planeta são finitos e a responsabilidade de poupá-los é de todos. Pequenos gestos como apagar as luzes, retirar aparelhos da tomada e optar por entregas ecológicas já são grandes avanços.

Que tal dividir estas dicas com seus amigos em prol do meio-ambiente? Compartilhe este post nas suas redes sociais!


What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

This is some text inside of a div block.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

See All Works