Como precificar um produto representa uma dúvida constante para sellers, não é mesmo? De fato, o valor final de venda depende de vários fatores que precisam ser avaliados cuidadosamente para que o resultado seja lucrativo no modelo de marketplace.

Dentro desse contexto, se torna indispensável conhecer bem o funcionamento da plataforma utilizada, o perfil do público-alvo e as atividades da concorrência. Com todas essas informações em mãos, você consegue encontrar oportunidades que fogem do comum para conquistar espaço ao priorizar a competitividade.

Quer saber mais? Vamos mostrar dicas práticas de precificação que fazem muita diferença nas vendas. Acompanhe:

Avalie o comissionamento da plataforma

Saber como funciona o sistema de comissionamento da plataforma é um fator muito importante no andamento do trabalho. Isso porque cada tipo de marketplace oferece diferentes valores percentuais que costumam variar de acordo com o tamanho do e-commerce cadastrado.

Dessa maneira, avalie de forma cuidadosa se as condições estabelecidas são vantajosas para o seu negócio. Leia as regras sobre as taxas cobradas e coloque tudo na ponta do lápis. Só assim será possível identificar se as comissões estão condizentes com a intenção de oferecer preços competitivos.

Conheça a concorrência

Hoje em dia, o mercado do varejo digital muda rapidamente com o surgimento de novas marcas. Por isso, se você não se atualizar sobre a concorrência, certamente, vai acabar ficando para trás e perder dinheiro. O grande segredo para reverter o quadro negativo está em acompanhar de perto as lojas que atendem o mesmo segmento.

Tenha em mente que tudo nesse meio envolve bastante pesquisa e cautela antes de traçar as estratégias. Ou seja, a partir do trabalho de levantamento de dados, surge um universo de oportunidades na hora de aumentar os lucros com precificação adequada ou lançar promoções que saltem aos olhos do público.

Negocie com seus fornecedores

Ao fazer parte de um marketplace, o alcance dos produtos na vitrine chega a uma série de novos clientes. Essa mudança impacta diretamente os fornecedores — já que quanto maior for o número de vendas, maior será o pedido feito com eles.

Em consequência disso, sua função passa a ser elaborar negociações que facilitem o preço online e atraiam ainda mais lucros. O melhor caminho está em mostrar uma tabela de desempenho que deixe claro para o fornecedor o quanto vale a pena fugir do tradicional para se destacar da concorrência em um primeiro momento.

A dica aqui é propor descontos progressivos com a intenção de conscientizar que ambas as partes ganham com o aumento das vendas. Mas tome cuidado! Você precisa, paralelamente, abastecer seu estoque em datas sazonais para evitar problemas caso a negociação não tenha resultado positivo.

Tenha um valor de frete competitivo

Após passar por todas as etapas que interferem na precificação, a empresa se depara com a questão do frete competitivo. Afinal, no momento de decidir se vai finalizar a compra, o cliente avalia o valor de envio e o prazo de chegada como pontos determinantes.

Quando a tarifa e a espera são muito altas, a possibilidade de abandonar o carrinho e acabar comprando na concorrência fica cada vez mais próxima. Em função disso, uma boa sugestão se torna investir em entregas expressas por bicicletas que garantem o recebimento do produto em até 1 dia útil.

Como esse tipo de modal ajuda a reduzir custos operacionais por conta de não usar gasolina e ter baixo custo de manutenção — quando comparado ao transporte tradicional —, o resultado da mudança será o aumento significativo de margem na hora de estabelecer o preço para venda.

Pronto! Agora você já sabe como precificar um produto no marketplace. Lembre-se que usar boas práticas se transforma em um verdadeiro divisor de águas no aumento das vendas. Assim, ao trabalhar focado em competitividade, o retorno positivo chega rapidamente por meio de clientes engajados e um serviço cada vez mais elogiado.

Gostou das informações deste artigo? Então leia também sobre como vender em marketplaces e alcançar bons resultados.


What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

This is some text inside of a div block.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

See All Works