Saber como economizar combustível com os transportes do e-commerce não é uma tarefa fácil. De fato, as despesas no setor costumam ser bastante altas e influenciam diretamente no recebimento dos pedidos. Mas, não se preocupe! Existem algumas medidas que são capazes de gerar economia e otimizam a logística.

O segredo, nesse caso, está em ficar por dentro dos detalhes operacionais. Assim, você consegue monitorar o cronograma de abastecimento e manutenção — além dos hábitos dos funcionários responsáveis pelas entregas — para encontrar soluções inteligentes que impactam todos os setores.

Quer saber mais? Vamos mostrar dicas importantes para reduzir o consumo de combustível no e-commerce. Acompanhe:

Conheça o consumo de cada veículo

Antes de colocar as despesas de combustível na ponta do lápis, você deve detalhar o consumo de cada veículo envolvido na logística do e-commerce. Com os dados em mãos, fica mais simples avaliar os desperdícios.

Diante disso, saiba que a melhor forma de encontrar os números é encher o tanque e, logo em seguida, zerar o hodômetro parcial que costuma ficar no painel. Ou seja, reiniciar a marcação de distância percorrida para mensurar a autonomia do tanque de combustível. Depois, disponibilize o carro aos colaboradores responsáveis pelas entregas normalmente.

No momento em que o combustível chegar ao fim será possível avaliar a quantidade exata de quilômetros rodados com um tanque. A fórmula para calcular quilômetros por litros é simples: basta dividir o que foi percorrido pelo volume total do tanque.

Caso não saiba o quantidade máxima de litros do veículo, use o número indicado na bomba no próximo abastecimento — considerando que o tanque estava praticamente vazio antes de chegar ao posto de combustíveis. Ao conhecer o consumo unitário, você consegue tomar medidas específicas de economia e mensurar os resultados, como veremos a seguir.

Calibre os pneus

Poucas pessoas sabem, mas o desempenho dos pneus está diretamente ligado ao consumo de combustível do carro. Isso acontece porque quando estão mal calibrados forçam o motor a girar mais e comprometem o desempenho. A solução, em uma situação como essa, envolve montar um cronograma de manutenção para avaliar os pneus de 15 em 15 dias.

Tenha em mente que uma calibragem errada pode elevar o gasto de gasolina em até 3%. Olhando assim, pode até parecer pouca coisa. Entretanto, com a alta demanda de entregas no varejo digital, a questão muda de figura e esses números pesam bastante ao fechar as contas no final do mês.

Verifique o estado dos filtros

Se você busca soluções para reduzir o consumo de gasolina e não se preocupa com os filtros de ar, certamente, os resultados não serão alcançados. O motivo é que a sujeira no componente pode causar entupimento e aumentar a necessidade de trabalho do motor. Dessa maneira, a empresa precisa ficar de olho para realizar as trocas em intervalos exatos conforme as indicações do manual do condutor.

Mesmo que alguém da equipe tenha noções básicas de mecânica, nada de cair na tentação de retirar os filtros por conta própria. Apesar de existirem muitos tutoriais em relação ao assunto circulando por aí, qualquer interferência indevida compromete a vida útil do motor e causa ainda mais prejuízos.

Considere formas alternativas de transportes

Por mais que existam diferentes formas de economizar com gasolina, nenhuma delas é tão eficiente quanto considerar novas alternativas de transportes no e-commerce. A dica de ouro, aqui, está em buscar por um serviço de entregas expressas realizadas por bicicletas.

Afinal de contas, esse tipo de modal não precisa de combustível e garante a chegada dos produtos até o endereço do cliente no prazo de 1 dia útil. Sem contar que ao substituir os carros, a logística de trabalho se torna mais otimizada com baixo custo de manutenção.

No resultado geral, a economia vai além e atinge outras áreas do e-commerce. A principal razão disso é que com a praticidade das bikes também ficam para trás despesas que giram em torno da burocracia veicular, como renovações de documentos ou multas de trânsito. Isso sem falar nos eventuais gastos com estacionamento.

Pronto! Agora você já sabe como economizar combustível no setor de transportes. O mais importante é que, ao focar na redução de despesas, fica mais simples identificar soluções inteligentes que fazem muita diferença em toda a logística do e-commerce. Só assim os efeitos positivos melhoram o serviço de entregas e agregam valor à experiência do cliente.

Gostou das informações do artigo? Que tal aprofundar no tema? Leia também sobre 4 benefícios que entregas expressas por bicicletas trazem ao e-commerce.


What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

This is some text inside of a div block.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

See All Works