Se você está inserido no dia a dia de um e-commerce precisa saber o que é sustentabilidade para melhorar a logística de trabalho. Ao negligenciar esse conjunto de ações pela preservação do meio ambiente, a empresa perde força diante do público engajado e, consequentemente, fica suscetível a uma série de prejuízos.

Mas não se preocupe! Mudar essa postura depende apenas de inovar na política interna de maneira eficiente. O grande segredo está em conhecer práticas ecológicas que agregam valor ao processo operacional e impactam, especialmente, o setor de transportes.

Quer saber mais? Vamos tirar todas as dúvidas sobre sustentabilidade e mostrar como incluir o conceito em sua estratégia. Acompanhe:

Entenda o que é sustentabilidade

As práticas sustentáveis estão entre as principais tendências do varejo digital. Por ser um tema bastante discutido, certamente, você já deve ter se perguntado como esse conceito se aplica na prática. Em resumo, sustentabilidade representa um conjunto de ações preocupadas com o meio ambiente e as necessidades humanas.

O ponto-chave está em encontrar soluções que não comprometam os recursos naturais para as gerações futuras. Assim, a economia e os setores sociais devem crescer de maneira inteligente a partir de projetos limpos de desenvolvimento.

O mais importante é considerar que as medidas ecológicas precisam ser inseridas no contexto de trabalho com a intenção de criar um posicionamento coerente durante as etapas de produção. Ou seja, de nada adianta apostar em embalagens sustentáveis se o produto foi confeccionado com materiais agressivos, concorda?

Reduza a emissão poluentes

Em modelos tradicionais de e-commerces, é comum a utilização de veículos na logística do negócio. Ocorre que, o transporte feito dessa maneira consome muito combustível e despeja poluentes em níveis alarmantes no meio ambiente.


A boa notícia é que as soluções ecológicas ganham cada vez mais espaço. De fato, a melhor atitude é investir em entregas feitas por bicicletas que reduzem a emissão de CO2 e garantem resultados rápidos junto ao consumidor final. Além de ganhar muitos pontos pela qualidade do serviço oferecido, ao adotar práticas limpas você ajuda a preservar o nosso planeta.

Estimule os lucros no e-commerce

Sem dúvidas, implementar uma política focada em sustentabilidade melhora os lucros do negócio. As entregas ecológicas, por exemplo, gastam menos tempo no trânsito e garantem o recebimento do produto de forma segura. O resultado disso é a fidelização dos seus clientes e, consequentemente, um aumento no número da demanda diária.

Mas se você pensa que investir em métodos sustentáveis custa uma fortuna, saiba que é muito pelo contrário! Essa estratégia ajuda a reduzir os custos operacionais em pouco tempo. Isso porque os veículos gastam com gasolina, manutenção, multas e vários outros aspectos. Assim, as mudanças na forma de entrega permitem direcionar a quantia economizada a outros setores decisivos no varejo digital.

Valorize o trabalho dos colaboradores

Ao incluir a sustentabilidade na rotina de operações, você percebe como essa mensagem positiva impulsiona o desempenho da equipe. Saiba que a preocupação com a escassez de recursos naturais vai muito além da decisão de compra. A sociedade, de modo geral, cobra medidas ativas no momento de se relacionar com uma marca.   

Imagine só explicar para familiares que o seu local de trabalho prejudica a natureza e a saúde das pessoas por conta de processos agressivos. Seria no mínimo constrangedor, não é mesmo? Por outro lado, uma medida consciente nas entregas torna muito mais simples engajar a equipe — que passa a se orgulhar de pertencer a uma organização eco-friendly (amiga do meio ambiente).

Pronto! Agora você já sabe o que é sustentabilidade e como as medidas ecológicas interferem no seu trabalho. Lembre-se que atuar de forma preocupada com o meio ambiente se torna essencial por melhorar a logística interna e diferenciar o serviço da concorrência nas vendas digitais.

Gostou das informações deste artigo? Então compartilhe em suas redes sociais para que seus amigos também fiquem por dentro da sustentabilidade empresarial.


What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

This is some text inside of a div block.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

See All Works