Gerir um e-commerce vai muito além de revender produtos. Existe uma série de processos e cuidados de logística que devem ser tomados para garantir a qualidade do serviço e, principalmente, a satisfação dos cliente. Esses procedimentos internos fazem parte de um conceito chamado supply chain.

A expressão americana, que significa “cadeia de suprimentos”, dá conta de todas as etapas pelas quais os produtos devem passar, que vão desde a compra à entrega. Embora o supply chain já seja uma forma de otimizar o negócio, ele pode ser melhorado com o modelo ship from store, que agiliza ainda mais o transporte das mercadorias.

Para você aprimorar a logística do seu negócio, mostraremos neste artigo o conceito de supply chain e como ele se relaciona ao ship from store. Leia!

Entenda o que é supply chain

O conceito de supply chain envolve os diversos processos de um e-commerce e engloba a interação entre todos os stakeholders de um negócio até que a mercadoria esteja nas mãos do cliente. Estamos falando de processos como:

  • compras de insumos ou produtos;
  • transporte;
  • armazenamento;
  • produção;
  • embalagem;
  • atendimento;
  • gestão financeira;
  • campanhas de marketing;
  • gerenciamento internos;
  • venda;
  • distribuição aos clientes.

Como é possível notar, muitas dessas etapas estão fortemente ligadas à logística da loja virtual e, por isso, ambos os conceitos estão muito relacionados. Enquanto o supply chain tem uma preocupação que abrange todos os processos comerciais, a logística foca na movimentação dos produtos de um ponto ao outro e suas respectivas documentações.

O trabalho da logística, no entanto, vai além da garantia do transporte dos itens. É preciso assegurar as melhores estratégias de deslocamento, que envolvem agilidade, qualidade, tecnologias de rastreio, controle de carga e descarga, gestão de riscos etc.

Como você pode imaginar, cumprir os prazos de todo o percurso de venda, além de garantir que a mercadoria será entregue o mais rápido possível, são pré-requisitos para a saúde da empresa. E é sobre isso que falaremos abaixo.

Saiba como ship from store pode ajudar

Você já pensou em transformar suas lojas físicas em pontos de distribuição do e-commerce? É justamente essa a estratégia utilizada no sistema ship from store, criado para otimizar processos, economizar custos de logística e antecipar entregas.

Ao invés de contar com um grande centro de distribuição, a empresa passa a ter diversos deles espalhados pelo país. Na prática, isso significa que os clientes serão atendidos mais rapidamente, o que coloca a sua loja em vantagem em relação à outras.

Com o inventário de produtos espalhado pelos estabelecimentos, os custos com armazenamento são menores. Há ainda economia com a mão de obra, já que os mesmos funcionários das lojas físicas atuarão no intermédio da compra on-line.

A verdade é que o modelo ship from store se tornou uma verdadeira tendência entre as grandes lojas, sobretudo porque permite um negócio omnichannel, com todos os canais de vendas integrados.

Assim, a loja oferece conforto aos compradores e ainda amplia suas chances de vendas. Na prática, todas essas vantagens ajudam a otimizar a cadeia de suprimentos da empresa, que é o principal objetivo do supply chain.

Prefira entregas expressas por bicicletas

Se você leu até aqui, deve ter notado a importância de uma boa logística no processo de ship from store e também no supply chain. Quando o assunto é o transporte de mercadorias, até pode parecer que custa muito caro adotar um modelo integrado e expresso, mas não é!

O segredo está no transporte ecológico, feito por bikes, que além de ter preço atraente em razão do baixo custo de manutenção do veículo, ainda consegue ser expresso de verdade, com entregas em apenas um dia útil nas capitais.

Com possibilidade de monitoramento do transporte em tempo real e ainda com redução de CO2 no ambiente, as entregas expressas feitas por bicicletas agregam valor à marca e mantém os clientes satisfeitos.

Viu como o supply chain, aliado ao modelo de entrega ship from store, pode elevar o nível da sua empresa? Estamos falando de um e-commerce moderno, com processos otimizados, atraente para clientela, preocupado com o meio ambiente e, claro, fazendo muito mais vendas!

Você já conhecia o supply chain? Compartilhe suas experiências com a gente fazendo um comentário neste post!


What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

This is some text inside of a div block.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

See All Works