Se você busca formas de otimizar seu e-commerce e garantir o crescimento das vendas, precisa entender o que é omnichannel. O conceito, que se refere à integração de todos os canais de compra da empresa para uma melhor experiência do usuário, promete ganhos significativos.

Se você acha que a estratégia é difícil de entender, nós te ajudamos. Neste artigo, reunimos o conceito de omnichannel e dicas para implementá-lo em seu negócio. Continue a leitura e confira!

O que é omnichannel?

O termo é a junção de duas palavras: omni, em latim, que significa “todo” e channel, em inglês, traduzido por “canal”. Por tanto, omnichannel é uma estratégia de junção de todos os canais de compras, como televendas, loja física, e-commerce e porta-em-porta em um sistema único.

Uma loja com esse método permite que o cliente adquira os produtos de formas distintas. Ele pode, por exemplo, comprar online, tirar dúvidas pelo telefone e trocar na loja física. Ou até mesmo escolher no e-commerce e retirar no estabelecimento.

Pesquisas mostram que os compradores estão cada vez mais exigentes durante a jornada de compra. Eles prezam pela comodidade e qualidade, além de pesquisarem referências antes de fechar negócio.

Nesse sentido, o omnichannel é uma tendência no mercado nacional, visto que 79% dos consumidores brasileiros já são omnishoppers. Ou seja, recorrem às diversas plataformas para aquisição dos produtos.

Por esse motivo, as empresas buscam adotar modelos avançados de venda para satisfazer a clientela. O objetivo é otimizar o processo de compra e aprimorar a experiência do usuário e é disso que vamos falar abaixo.

Quais seus benefícios?

Quando a empresa foca na satisfação do consumidor, os benefícios são previsíveis: mais vendas, serviços melhores, facilidade em fidelizar clientes e até mesmo elevação da imagem da marca.

Não podemos esquecer ainda que tornar seu negócio omnichannel significa ampliar os canais de relacionamento com o cliente. Assim, você terá acesso às informações sobre o perfil do comprador, nível de satisfação e demais dados que ajudam a tornar a tomada de decisão mais efetiva.

Como implementá-lo no e-commerce?

A estratégia omnichannel é realmente vantajosa. Mas, afinal, como executá-la em um e-commerce? O primeiro passo é integrar as áreas da empresa. Todos os setores devem estar em sinergia para que a junção dos canais online e offiline seja possível.

Isso quer dizer que os times de vendas, marketing, suporte e até entregas devem ter noção de todo processo logístico e precisam estar aptos a resolverem os problemas que surgirem em qualquer canal.

Mesmo depois da implementação é preciso estar atento à execução das tarefas e aos retornos que os clientes dão. O modelo disponibiliza uma série de informações sobre a qualidade do serviço e esses dados devem ser estrategicamente utilizados.

Quais são os principais desafios?

Já deu para perceber que o omnichannel é um mecanismo eficiente e lucrativo, mas não podemos deixar de considerar todos os desafios em torno. A verdade é que ter uma equipe integrada não é simples e é preciso ter muita cautela no acompanhamento dos setores.

Além disso, é primordial contar com a tecnologia para oferecer as multiplataformas, ter um conhecimento profundo do seu negócio e entender suas forças e fraquezas.

Conforme dito, todas as áreas devem trabalhar em conjunto, como armazenamento, logística e transporte. Uma solução para todos esses itens é o Ship From Store, um modelo de envio de produtos sem a utilização de centros de distribuição.

Na verdade, os produtos da loja online ficam nos estoques dos estabelecimentos físicos. Assim, o comprador tem a oportunidade de retirar o produto no local ou receber em casa.

A entrega de um Ship From Store também é mais fácil e rápida, já que as chances de ter uma loja próxima ao cliente são bem grandes. Para isso, você pode contar com o serviço de transporte expresso feito por bicicletas que, além de mais econômico, ainda é sustentável.

Viu como entender o que é omnichannel pode te ajudar no e-commerce? A estratégia de integrar os canais de vendas traz comodidade para os clientes, qualidade de serviço e crescimento para a empresa!

Agora, que tal entender mais sobre Ship From Store e seus benefícios indispensáveis para o varejo? Confira nosso próximo artigo!


What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

This is some text inside of a div block.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

See All Works