Basta olhar o mundo ao nosso redor para perceber como a tecnologia exerce um papel cada vez mais ativo na vida das pessoas. Quer um exemplo? Se antes você precisava ir até uma loja para comprar sapatos, hoje isso pode ser feito com poucos cliques no celular. Essa é a rotina do neoconsumidor: cercada de aplicativos de compras, descontos, comparativos de preços e mais uma infinidade de facilidades.

Adaptar os pontos de contato da sua empresa — seja um e-commerce, varejo ou outro tipo de comércio — a esse novo contexto é fundamental para não perder espaço para a concorrência. Exatamente por isso, neste artigo vamos te mostrar as características do neoconsumidor e como corresponder aos seus hábitos de compra.

Quer integrar os canais do seu negócio com foco no “consumidor brasileiro 3.0”? Então siga com a leitura!

Entenda o que é o neoconsumidor

O chamado neoconsumidor, ou consumidor brasileiro 3.0, é uma forma de cliente que busca novas experiências de compras. Embora seja imediatista, ele acessa diversas plataformas à procura dos melhores produtos, preços e condições. Da mesma forma, ele é multitelas, ou seja, utiliza vários dispositivos em sua rotina diária (smartphones, tablets, notebooks etc.) A seguir, aprofundaremos nas suas principais características:

Questionador em relação a marcas e produtos

Se antes o consumidor tinha pouco acesso a informações sobre as marcas, hoje ele consegue fazer pesquisas para conhecer cada empresa antes de adquirir seus produtos.

Essa característica mudou o relacionamento entre empresas e compradores. Nesse sentido, de nada adianta a marca se definir como a melhor do mercado se os comentários e avaliações de outros consumidores estão disponíveis na rede para contradizer essa fala.

Ativo com a mensagem

Da mesma forma que o consumidor é questionador antes de adquirir produtos, ele também se torna um propagador da sua experiência após a compra — seja ela positiva ou negativa. Para isso, diversos canais são utilizados: fóruns, vídeos, plataformas de reclamações etc.

Cabe aos gestores entender que o seu público agora é questionador e ativo para buscar formas de manter uma boa reputação online.

Conheça os 3 pilares do neoconsumidor

Agora que já falamos sobre as características do neoconsumidor, é importante aprofundarmos nos 3 pilares que definem o conceito: digital, global e omnichannel. Veja a seguir:

  1. digital: a internet chegou para revolucionar a forma como as pessoas se comunicam, vivem e consomem produtos e serviços. Logo, o neoconsumidor se mantém conectado a maior parte do dia;
  2. global: hoje, todo o mundo está interligado pela rede de computadores. Essa globalização permite ao neoconsumidor fazer compras no seu país ou até mesmo do outro lado da planeta. Tudo por meio de alguns cliques no smartphone;
  3. omnichannel: o neoconsumidor exige que a comunicação seja uniforme, independentemente do canal disponibilizado pela empresa. Assim, ele espera integração entre chat online, redes sociais, e-mail ou até mesmo em sua visita à loja física.

A esta altura, pode parecer complicado atender às demandas desse novo tipo de cliente. Afinal, investir na qualidade dos produtos é importante. Mas se ele busca a praticidade de utilizar diversos canais para a compra e imediatismo nas entregas, todo o setor de logística também precisa estar preparado para esse cenário.

O segredo está em contar com parceiros confiáveis e flexíveis no transporte de produtos. Se você optar pela entrega expressa por bicicletas, por exemplo, o seu cliente receberá o pedido em até 1 dia útil — já que as bicicletas conseguem desviar de congestionamentos. Assim, ele ficará satisfeito e as avaliações do seu negócio tendem a ser cada vez mais positivas!

E você, gostou deste artigo? Entendeu o que é o neoconsumidor e como se adaptar às suas exigências? Então entre em contato conosco para aplicar essa nova realidade à logística do seu negócio!

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