Encontrar a plataforma de vendas ideal para os seus produtos não é uma tarefa tão simples quanto parece. De fato, com tantas opções disponíveis, escolher a que tem mais similaridade com o seu portfólio de artigos se torna um grande desafio. Para driblar o problema, apostar em marketplace de nicho é o segredo quando o objetivo é encontrar clientela segmentada.

Neste artigo, explicaremos o conceito desse modelo de negócio e abordaremos o que você precisa fazer para evidenciar seus produtos e ter um posicionamento de destaque frente à concorrência. Curioso? Então, siga com a leitura!

Saiba o que é marketplace de nicho

Você já deve conhecer os marketplaces tradicionais. Ou seja, aqueles sites mais genéricos que funcionam como uma espécie de shopping virtual onde pode-se comprar praticamente de tudo — como é o caso das Americanas, Mercado Livre, Amazon etc.

Sem dúvidas, esse formato mais abrangente tem lá as suas vantagens, principalmente em relação ao volume de acessos. No entanto, se você busca por segmentação, o ideal é disponibilizar seus produtos nos marketplaces de nicho.

Ficou confuso? Calma que vamos explicar: marketplaces de nicho são modelos de negócios online que focam em produtos específicos. Portanto, não existe um grande mix de produtos de diferentes segmentos e o cliente chega até eles já sabendo exatamente o que quer — e isso aumenta consideravelmente as chances de vendas. Como exemplos de marketplaces de nicho, podemos citar:

  • Enjoei: para quem busca ítens usados;
  • Elo7: com foco em artesanatos;
  • Netshoes: que vende basicamente materiais esportivos;
  • Zattini: vitrine voltada para roupas e calçados;
  • Mobly: especialista em artigos de decoração.

Aqui apresentamos alguns exemplos de plataformas especializadas. O mais importante é que você entenda qual é o seu nicho e público-alvo ideal e encontre os marketplaces dentro da segmentação e abrangência.

Destaque seus diferenciais

Agora que você já identificou as melhores opções de marketplaces para o seu ramo de negócio, é comum não saber ao certo como se destacar em meio a tantos produtos similares. O segredo aqui é encontrar os seus diferenciais e evidenciá-los para o cliente.

Tenha em mente que nem sempre o comprador está interessado apenas no melhor preço, mas sim nas vantagens que o seller pode oferecer. Você tem um serviço de entregas diferenciado dos concorrentes, como uma entrega expressa por bikes? Então reforce isso na sua descrição! Ou a vantagem está na garantia extendida? Deixe claro no anúncio!

Mas, cuidado! Não caia na armadilha do efeito manada. Ou seja, reforçar as mesmas qualidades que todos os outros vendedores destacam. Saber o que te diferencia como seller dos demais é o pulo do gato para tornar o seu negócio um sucesso!

Saiba se posicionar

A esta altura, já ficou claro que a sinergia entre os seus produtos e o marketplace de nicho escolhido é fundamental para alcançar bons resultados nas vendas. Isso porque as plataformas especializadas costumam ser bastante personalizadas e customizadas dentro do mercado de atuação. Dessa forma, elas criam um ambiente adaptado ao segmento — o que proporciona a oportunidade ideal para destacar as suas ofertas.

Com isso em mente, é importante definir o posicionamento e formas de apresentar os produtos. E aqui vão algumas dicas:

  • utilize vídeos para explicar o funcionamento;
  • tenha uma galeria de imagens atrativas;
  • seja claro na ficha técnica;
  • crie títulos atraentes e que destaquem o produto.

Como vimos, apostar em marketplace de nicho é uma boa forma de ter seus produtos no local exato em que o comprador está. No entanto, em meio a diversos itens similares, o mais importante é saber se posicionar e destacar os diferenciais para atrair a atenção dos clientes. Com estratégias eficazes, o sucesso no mercado segmentado gera inúmeras oportunidades de vendas e crescimento do negócio!

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