A logística no varejo é uma pauta constante no dia a dia de quem trabalha com vendas. De fato, qualquer problema nesse setor prejudica a experiência de compra, principalmente, no cumprimento de prazos. Mas não se preocupe! Existem soluções práticas que trazem ótimos resultados com base em mudanças no processo operacional.

Dentro desse contexto, o foco do trabalho deve ser aumentar a credibilidade ao se adaptar diante de novas oportunidades. Assim, fica mais simples agradar os clientes com um serviço otimizado e inserir modelos de entregas que destacam seu negócio da concorrência.

Quer saber mais? Vamos mostrar como otimizar as entregas e ganhar a confiança dos consumidores na sua loja física. Acompanhe:

Faça gestão do estoque

Em uma empresa com um grande volume de vendas, a gestão do estoque se torna uma necessidade. Isso porque, manter o fluxo de produtos bem detalhados, faz com que os números disponíveis sejam coerentes com o que é mostrado no momento da compra.

Afinal de contas, receber reclamações dos clientes por aguardar algo que já foi pago e ainda não está pronto para distribuição compromete a imagem do negócio por puro descuido. Sem contar que esse tipo de erro está diretamente relacionado aos atrasos frequentes no cumprimento de prazos.

Por isso, para reverter esse quadro negativo, o mais importante é que todas as transações de entradas e saídas sejam registradas rigorosamente. Assim, com essa etapa acompanhada de perto, fica muito mais fácil minimizar erros e identificar soluções que agregam valor ao serviço oferecido.

Cuide da segurança dos produtos

Pode até não parecer à primeira vista, mas cuidar da segurança dos produtos é um verdadeiro divisor de águas na logística do varejo — pois reduz os riscos de perdas ou avarias. Diante disso, fique de olho na forma como a mercadoria costuma ser armazenada e, especialmente, nas causas de danos no transporte.

Além de evitar carregamentos exagerados por vez, alerte os funcionários responsáveis pela rota sobre os perigos de roubo. Assim, ao tomar medidas de segurança em todo o processo, as chances de ter problemas nas vendas são reduzidas significativamente e eleva a confiança dos consumidores de maneira rápida.

Capacite a equipe

De nada adianta ter uma estratégia de logística completa na sua loja física se os colaboradores não estiverem preparados para lidar com os pedidos. Então, ao investir em um novo planejamento, crie treinamentos de capacitação que ajudam a manter toda a equipe em torno do mesmo objetivo.

O grande diferencial, nesse caso, está em delegar funções de acordo com as competências de cada um sem perder o foco principal — que é a otimização da logística no varejo.

Além disso, é importante haver um acompanhamento próximo do responsável pela área. Assim, tarefas simples, como procurar itens no estoque, passam a ser realizadas com uma comunicação mais clara.

Adote um modelo de entrega diretamente da loja

Bem, agora que você já otimizou toda a logística no varejo, que tal aproveitar a oportunidade para se adequar aos novos modelos de entregas? De fato, com a grande concorrência no mercado, as empresas que não buscam novidades acabam perdendo espaço. Por este motivo, reduzir ao máximo as etapas de entrega do produto até o cliente se transforma em um diferencial e tanto.

Uma boa dica para que isso seja possível é adotar o formato Ship From Store. Na prática, esse conceito permite a compra por meio de um e-commerce ou outras plataformas online e o envio é feito diretamente do varejo (loja física) sem a necessidade de manter um centro de distribuição. Com isso, a entrega acontece mais rápido, o consumidor perde o medo de atrasos na entrega e o vendedor reduz os gastos com estoque.

Mas não pense que todos os problemas se resolvem dessa forma. Saiba que para se destacar é preciso oferecer uma experiência que combina a opção de envio diretamente do varejo com entregas rápidas e confiáveis. Portanto, procure por modais ágeis, como as bicicletas, que são capazes de levar a mercadoria em até 1 dia útil — já que não ficam presas no trânsito — e ainda reduzem uma série de custos operacionais em pouco tempo.

Pronto! Agora você já sabe como a boa logística no varejo ajuda a otimizar as entregas e agrada os clientes. Lembre-se que o sucesso está em conhecer os processos do setor para identificar os problemas que fazem o consumidor desistir da compra. Dessa maneira, se torna fácil identificar as soluções inovadoras que fazem muita diferença no resultado positivo das vendas!

Gostou das informações deste artigo? Que tal aprofundar um pouco mais no assunto? Então leia também sobre os benefícios do Ship From Store para o varejo.


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