Encontrar soluções estratégicas para melhorar o gerenciamento de transporte é fundamental. De fato, o funcionamento de um e-commerce cobra dos responsáveis pelo setor de entregas um serviço de excelência que se destaque no mercado.

O principal segredo, nesse caso, está em minimizar falhas de envio. Assim, ao ter o controle de cada etapa até que o produto chegue aos consumidores, surgem possibilidades de aprimorar a logística e fugir de dores de cabeça desnecessárias.

Ficou interessado? Vamos mostrar dicas essenciais de como ter um processo operacional eficiente. Acompanhe:

Tenha atenção com a gestão de estoque

O sucesso das vendas no varejo digital está diretamente ligado a armazenagem dos produtos. Isso porque nem sempre a quantidade informada na página de compras corresponde à realidade do estoque.

Pense bem: você efetua o pedido e logo em seguida recebe uma notificação informando sobre o erro da empresa que confirmou o pagamento sem ter o item disponível. Seria uma experiência completamente frustrante, não é mesmo?

Para evitar esse tipo de situação, o diferencial está em apostar no controle minucioso do estoque. Dessa maneira, além de avaliar o excesso ou a falta de mercadoria, o processo de gestão ajuda a controlar as finanças de maneira eficiente, a identificar as maiores demandas e os limites de espaço físico.

Evite falhas na preparação do pedido

Quando o cliente recebe um produto diferente do comprado, certamente, a falha aconteceu na etapa de preparação do pedido. O mais importante é ter em mente que os erros nesse setor aumentam os custos de transporte — já que a troca fica por conta da empresa — e geram uma grande desconfiança no comprador.

Mas não se preocupe! São as soluções simples de organização que costumam fazer toda a diferença na qualidade do serviço oferecido. Por isso, acompanhe de perto cada etapa com um olhar estratégico e não tenha medo de efetuar mudanças na hora de trazer mais dinamismo ao trabalho. Veja, a seguir, alguns fatores que merecem atenção:

  • embalagens de acordo com a fragilidade e o tamanho do produto;
  • rotulagem de envio feita apropriadamente;
  • funcionários qualificados no processo de coleta;
  • armazenagem em local adequado e seguro.

Use indicadores de performance

Como todo e-commerce trabalha com a mensuração de resultados, você já deve ter ouvido falar bastante dos indicadores de performance. Apesar de parecer complicado à primeira vista, usar os KPIs (Key Performance Indicator) para avaliar os processos decisivos no transporte potencializa os resultados e faz um pente fino nos erros recorrentes.

O grande diferencial está em aplicá-los em todos os setores — desde os pedidos ao fornecedor até o tempo de recebimento do produto. Com isso, se torna muito mais simples encontrar os maiores gastos operacionais que encarecem os fretes, por exemplo, e trazer ações que aumentem a produtividade da equipe.

Escolha uma boa transportadora

Um dos principais pontos que fazem um consumidor optar por seu e-commerce é o cumprimento do prazo de entrega. Caso o tempo de espera seja muito longo ou atrasos aconteçam com frequência, a taxa de vendas cai consideravelmente.

Para fugir desse tipo de problema, contar com uma boa transportadora se mostra como um verdadeiro divisor de águas, pois é preciso usar um sistema confiável de logística. Diante disso, uma boa dica é apostar em entregas expressas feitas por bicicletas que garantem o recebimento do produto em até 1 dia útil — isso porque as bikes são mais ágeis no trânsito.

Sem contar que as melhores transportadoras oferecem a possibilidades de acompanhar o status do pedido para que você organize tudo de maneira detalhada e fique sempre em dia com os clientes.

Agora você já sabe como melhorar o gerenciamento de transporte para garantir a eficiência operacional em todos os setores do e-commerce. Com base em um trabalho detalhado, soluções inovadoras surgem como forma de agregar valor ao serviço oferecido e destacar seu negócio da concorrência.

Gostou das informações deste artigo? Quer aprofundar no assunto? Então leia também sobre como aumentar a produtividade e melhorar a logística do seu e-commerce.


What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

This is some text inside of a div block.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

See All Works