Você já ouviu falar sobre embalagens sustentáveis? Um e-commerce responsável deve se preocupar não só com a jornada de compra de seu cliente, mas também em como diminuir os impactos ambientais que o negócio causa. Nesse sentido, adotar pacotes orgânicos e recicláveis é uma ótima prática.

É claro que o principal esforço de um comércio virtual é fazer com que o comprador goste do produto adquirido, mas o trabalho não para por aí. É necessário cuidar de todos os aspectos da venda para aprimorar a marca. Se você quer entender como as embalagens sustentáveis podem ajudar seu e-commerce, continue a leitura!

O que são embalagens sustentáveis?

Antes de partimos para as vantagens de investir nesse tipo de material, é interessante entender um pouco sobre ele. As embalagens sustentáveis são aquelas produzidas para diminuir os prejuízos para a natureza.

Elas podem ser feitas de fibra de coco, cogumelos e diversos outros materiais que se decompõem com facilidade no meio ambiente. Além dos materiais orgânicos, propriamente ditos, aqueles que podem ser reutilizados ou reciclados facilmente também são embalagens sustentáveis. Estamos falando de papel reciclável, alumínio e até mesmo vidro.

Quais as vantagens para o seu negócio?

O meio ambiente, obviamente, é o principal beneficiado com a preocupação de descartes e uso de materiais recicláveis. Mas é claro que há outras vantagens diretas para sua empresa. Veja:

1. Redução de custos

Implementar uma estratégia sustentável na empresa faz com que todas as etapas sejam melhor planejadas. E você já deve saber o que mais planejamento traz, certo? Sim, economia!

A verdade é que, em muitos casos, o e-commerce não dedica muito do seu tempo pensando nas possibilidades de embalagens. A consequência é o uso excessivo de materiais, bem como de caixas maiores do que o necessário.

Por outro lado, quando as embalagens sustentáveis são adotadas, o gestor tem a opção de pensar estrategicamente sobre cada produto a fim de reduzir impactos financeiros e ambientais.

2. Funcionários satisfeitos

Se você gerencia uma empresa, já deve ter notado o quanto uma equipe motivada faz diferença no desenvolvimento das tarefas. Mostrar que o negócio assumiu uma responsabilidade social com a natureza faz com que todos os stakeholders valorizem o projeto o qual fazem parte. O resultado são funcionários mais felizes e engajados.

3. Melhor posicionamento da marca

Quando uma marca se preocupa com o meio ambiente, toda mudança de alinhamento serve como um impulsionador da empresa. É que, conforme mostram as pesquisas, os cidadãos estão cada vez mais conscientes sobre seu papel em preservar a natureza. Como consequência, as pessoas tendem a preferir lojas que se posicionam a respeito.

Adotar a sustentabilidade no e-commerce beneficia o planeta, a população e também a reputação da loja virtual, que mostrará se preocupar com a comunidade ao adotar medidas de preservação. Esse ponto é tão significante que coloca o negócio em um nível bem mais competitivo.

Por que é importante incorporar a sustentabilidade?

Como você deve imaginar, a sustentabilidade deve ser um conceito difundido e trabalhado em todas as áreas da empresa, não apenas nas embalagens. Do que adianta investir em caixas biodegradáveis se elas são transportadas por veículos super poluentes?

Nesse sentido, é essencial repensar toda a estrutura do negócio a fim de identificar o que pode ser melhorado. No quesito transporte, uma excelente alternativa são as entregas feitas por bikes que, além de pouparem a natureza, conferem maior agilidade e economia. Dessa forma, a marca oferece benefícios para todos e ainda demonstra seu valor.

Pronto, agora você já está por dentro de algumas das vantagens das embalagens sustentáveis. Com essas dicas é possível poupar dinheiro, atrair mais clientes e, claro, respeitar o planeta. Além da preocupação com o descarte, não se esqueça de repensar outros processos do negócio, como a entrega ecológica!

Gostou deste conteúdo? Então siga nossas redes sociais para ficar por dentro de todos os assuntos. Estamos no Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn!


What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

This is some text inside of a div block.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

See All Works