A primeira impressão é a que fica. Isso vale também ao se falar em embalagens para e-commerce. É preciso oferecer uma experiência marcante para o cliente do começo ao fim. Você sabe como fazer isso?

Imagine um consumidor que comprou um par de tênis. Você despacha direto na caixa, apenas com papel pardo ao redor. Teoricamente, está protegido. Mas e se sofrer alguma queda no meio do caminho e rasgar? Por mais que o calçado chegue inteiro, a percepção do cliente vai mudar completamente ao receber o pacote. O que traria bom resultado acaba sendo frustrante.

Por isso, é importante demonstrar atenção aos detalhes sempre que possível. Continue conosco para entender como a embalagem é determinante para a fidelização do comprador!

Lembre-se de encantar seu cliente

Muitas lojas online investem em banners e email marketing, mas acabam esquecendo dos pacotes de entrega. A verdade é que se trata igualmente de uma chance de alcance, talvez até mais diretamente do que numa comunicação online.

Mas, tenha cuidado! Essa não é uma brecha para encher a embalagem de propaganda, e sim de demonstrar todo o cuidado da empresa. Afinal, a entrega do produto é uma oportunidade de encantar e marcar o consumidor.

Isso não significa que deva gastar muito. A ideia não é enviar o par de tênis em uma caixa extremamente sofisticada e cara. O que você precisa fazer é incluir detalhes que sejam marcantes. A fita adesiva da caixa de papelão não tem que ser transparente, por exemplo, mas sim da cor da sua marca. O design também pode ser alterado sem aumentar os custos, é tudo uma questão de saber no que vale a pena investir.

Faça escolhas inteligentes nas embalagens para e-commerce

É importante ser criativo ao definir como seus produtos serão embalados. Leve em consideração o formato, a fragilidade e o custo. Escolher materiais inteligentes e com possibilidade de personalização é essencial.

Veja exemplos do que você fazer para ser marcante usando uma caixa de papelão:

  • fragrância: se o produto tiver um cheiro específico, adicionar sua fragrância dentro da embalagem vai surpreender o cliente assim que ele abrir a caixa;
  • reaproveitamento: e se, por dentro, a caixa tiver uma cor estampada? O consumidor pode montá-la novamente, no que seria o avesso, e ficar com um brinde que antes seria jogado fora;
  • proteção: quando possível, utilize papel colorido recortado em vez de plástico bolha. O produto vai passar uma imagem mais alegre e ainda ser ecológico.
  • sementes: no lugar de um folder, dá pra incluir a mensagem da empresa em um papel reciclado e com sementes que podem ser plantadas. O consumidor terá uma lembrança da sua empresa na própria casa.

Vale reforçar que esses adicionais são relevantes desde que você tenha uma base sólida de embalagem. Por exemplo: caixas de qualidade, papel kraft bem selado, itens de proteção adequados para cada mercadoria etc. Tenha em mente que o encantamento só funciona se houver qualidade no envio.

Invista em sustentabilidade

Além da troca do plástico por papel, outras ações de sustentabilidade são essenciais. Demonstrar que a marca é preocupada com o meio ambiente agrega ainda mais valor à marca. O uso de papel reciclado e a diminuição de pacotes plásticos faz uma grande diferença.

Da mesma forma, a entrega precisa ser coerente. Cada vez mais, é possível otimizar o processo por meio de modais sustentáveis. Utilizar um serviço de entregas por bicicleta, por exemplo, é tão efetivo quanto o uso de carros ou motos. E também uma oportunidade de reforçar que a empresa está atenta à experiência de venda como um todo.

Ter as melhores embalagens para e-commmerce não é apenas levar o produto ao consumidor. Mas sim uma oportunidade de deixar uma experiência marcante — da embalagem até a entrega!

E as suas entregas, como têm sido? Assine a nossa Newsletter e fique atento a todas as nossas dicas sobre como melhorar a experiência do seu cliente!


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