A cotação de frete é uma questão decisiva nos números do varejo digital. De fato, quando o valor apresentado está acima da concorrência, muitos clientes acabam abandonando o carrinho sem pensar duas vezes.

Mas, não se preocupe! Saiba que existem soluções capazes de reduzir os custos logísticos sem alterar a qualidade do serviço. Tudo depende de criar um planejamento focado na experiência do consumidor e identificar quais despesas do setor precisam ser excluídas.

Quer saber mais? Vamos mostrar dicas para reduzir o preço do frete e melhorar o relacionamento com o cliente. Acompanhe:

Conheça as diferenças entre as entregas

O preço final de frete está diretamente ligado à forma de entrega escolhida pelo e-commerce. Isso porque o envio pelos correios costuma ser bastante diferente da contratação de empresas especializadas em logística.

Para quem trabalha com clientes de várias partes do país, os Correios oferecem a possibilidade de firmar um contratado promocional conforme a quantidade de remessas. No entanto, o ponto fraco do serviço está no alto índice de restrições de tamanho e peso que apresentam regras distintas em cada região.

Já as transportadoras trazem bem menos regras. Um de seus principais benefícios é que levam o produto diretamente da loja até o cliente sem intermediários. Entretanto, esse tipo de entrega exige o dobro de atenção na hora de calcular o custo do frete — já que cada empresa monta uma tabela diferente de custos.

Mantenha o comprador informado sobre preços

Independentemente do método de entrega escolhido, revelar o preço do frete ao cliente no momento certo faz muita diferença na decisão de compra. Na prática, ninguém gosta de preencher todos os dados do cadastro, para descobrir só na hora do pagamento que o envio custa mais caro do que o próprio produto.

Saiba que a Amazon, por exemplo, se tornou uma gigante do varejo digital, exatamente, por combinar uma relação de confiança no segmento com entregas rápidas. Assim, tenha como prioridade disponibilizar uma calculadora de frete logo na primeira página de compra junto de informações adicionais, como o prazo de entrega.

Identifique o que impacta o valor do frete

Quando você considera o procedimento de entrega no e-commerce percebe que várias coisas interferem no valor do frete. Normalmente, os sistemas automatizados que fazem esse cálculo, tanto nos Correios quanto em transportadoras, se baseiam no tamanho do produto, peso, distância até o CEP e outros custos de logística.

Tudo isso, obviamente, deixa o responsável pelo setor de entrega de cabelos em pé. Afinal de contas, existe a necessidade frequente de encontrar soluções inovadoras nas vendas online que otimizem o serviço sem comprometer o setor financeiro.

Reduza os custos da logística

Os custos com a logística encarecem bastante o frete cobrado e, consequentemente, o preço final ao consumidor. Dessa maneira, antes de iniciar o planejamento na área, você deve colocar tudo na ponta do lápis para descobrir o que mais pesa no caixa da empresa no momento da cotação.

Comece avaliando cuidadosamente os pilares do varejo digital que giram em torno de armazenagem, estoque e transporte. A partir disso, fica mais simples identificar o consumo exato de cada recurso e elaborar estratégias que tornem o processo mais dinâmico ao enxugar os gastos.

Uma boa dica para alcançar essa meta é apostar em entregas expressas feitas por bicicletas. Essa opção costuma ser a mais baratas no segmento por eliminar despesas com os transportes tradicionais, como gasolina, manutenção e burocracia veicular.

Sem contar que ainda garante o recebimento do produto em até um dia útil de maneira totalmente segura. Isso porque as bikes, ao contrário de veículos maiores, conseguem fugir de engarrafamentos.

Pronto! Agora você já sabe como a cotação do frete feita com cuidado ajuda a oferecer preços atrativos aos clientes. Lembre-se que, para aumentar o número de vendas e garantir a entrega em um serviço diferenciado, o segredo está em pensar fora da caixinha. Só assim será possível investir em novidades que melhoram a experiência de compra com a intenção de fidelizar os clientes.

E você, gostou das informações deste artigo? Compreendeu a importância de ter um frete atrativo? Então entre em contato com a Pedala e encontre soluções para melhorar a logística de suas entregas agora mesmo!

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