Escapar dos ladrões de tempo é um desafio e tanto na área de transportes do e-commerce. Afinal de contas, o profissional responsável pela organização do trabalho precisa interromper sua agenda frequentemente para resolver pendências nas entregas.

Mas não se preocupe! Saiba que, ao identificar os pontos problemáticos na logística, você pode alterar as estratégias operacionais e alcançar melhores resultados de produtividade. Tudo acontece a partir de mudanças simples que refletem em várias soluções inteligentes no setor.

Quer saber mais? Vamos mostrar 4 ladrões de tempo que prejudicam o cronograma de entregas no varejo digital. Acompanhe:

1. Comunicação ineficiente com a transportadora

Só quem organiza a logística de entregas sabe o quanto o relacionamento com a transportadora pode ser complicado. Isso porque a comunicação ineficiente gera falhas e, consequentemente, clientes insatisfeitos.

Além dos atrasos, o problema maior está na impossibilidade de acompanhar os pedidos para prestar esclarecimentos. Dessa maneira, priorize a contratação de um serviço que ofereça informações em tempo real. Esse recurso é imprescindível na otimização do cronograma e aumento da transparência junto aos compradores.

Outra forma indispensável de organizar o tempo da gestão, nesse caso, envolve apostar em notificações sobre a assinatura digital no momento do recebimento. Assim, fica mais simples dar baixa no pedido com a certeza de que o cliente o tem em mãos.

2. Entregas demoradas agem como ladrões de tempo

Você, como o profissional por trás da área de transportes, com certeza, interrompe suas tarefas para lidar com problemas logísticos. Saiba que esse tipo de imprevisto compromete toda a agenda e rouba o tempo que seria dedicado a outros projetos importantes nas obrigações internas.

Para reverter o cenário negativo, a dica é escolher uma boa empresa de entregas expressas feitas por bicicletas. Desta forma, os produtos chegam até o destino com o prazo de 1 dia útil em um processo operacional extremamente transparente.

Tenha em mente que tudo isso aumenta a produtividade do e-commerce por eliminar os altos custos em relação aos carros tradicionais — já que as bikes não sofrem com engarrafamentos, realizam mais serviços e dispensam gasolina.

3. Pedidos fora do prazo

Uma empresa que vende online funciona como um castelo de cartas. Ou seja, qualquer coisa fora do lugar prejudica a experiência do cliente e causa reclamações. Lembre-se que quando alguém decide comprar em seu e-commerce e faz o pagamento, existe um voto de confiança para receber o produto conforme o prazo anunciado. Caso aconteça uma demora maior do que o normal, o serviço pode perder a credibilidade por deixar os compradores na mão.

Por esse motivo, atrasos no processo de entrega geram uma grande dor de cabeça ao responsável pela logística]. O melhor caminho, em uma situação como essa, envolve conhecer bem todas as etapas de vendas para encontrar soluções inteligentes ainda na conclusão da compra.

4. Vendas de produtos sem estoque

Muitas vezes, as empresas caem na armadilha de vender produtos sem estoque por conta do interesse do público. Na prática, uma ação como essa precisa ser muito bem estruturada para que não queime a imagem do serviço. O motivo é que, ao se comprometer a entregar algo, a preocupação com o prazo deve ser prioridade no e-commerce.

Pense bem: quando o problema gira em torno de uma entrega atrasada por falhas pontuais na logística, é até possível explicar as dificuldades aos compradores que compreendem a situação no início. No entanto, se a transação foi concluída sem a disponibilidade no estoque, automaticamente, o consumidor se sente enganado.

Como uma reclamação desse tipo leva muito tempo para ser resolvida, procure trabalhar com itens que tenha data certa para chegar ao estoque antes de serem inseridos no catálogo.

Pronto! Agora você já sabe como fugir dos ladrões de tempo na logística do e-commerce. O mais importante é escolher os melhores prestadores de serviço de entrega para garantir a experiência positiva do cliente e otimizar seu trabalho com a redução de problemas. Só assim será possível se destacar da concorrência e realizar todas as funções do cargo de maneira eficiente.

Gostou das informações deste artigo? Ficou claro como evitar problemas na logística do negócio? Então leia também sobre 5 ferramentas de produtividade para o seu e-commerce.

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