Ficar por dentro de como o ciclista deve se comportar no trânsito faz muita diferença na hora de evitar acidentes. De fato, pedalar todos os dias em vias movimentadas exige cuidado — já que você precisa ficar no campo de visão dos motoristas enquanto escolhe os trajetos mais seguros.

Esse tipo de preocupação se torna ainda maior quando a bike é o seu principal instrumento de trabalho e qualquer dano pode causar uma baixa nos ganhos do mês. Ou seja, a responsabilidade, nesse caso, é redobrada tanto pela segurança pessoal quanto pela garantia da renda.

Quer saber mais? Vamos mostrar dicas importantes que ajudam a preservar a segurança do ciclista. Acompanhe:

Use a faixa da direita

O mais indicado aos ciclistas é priorizar a faixa da direita por ser destinada a quem está em menor velocidade. Em algumas situações, pode até ser melhor usar a faixa da esquerda, mas isso acontece raramente quando a via é de mão única.

Outra dica muito importante envolve se posicionar, mais ou menos, a um terço do canto para evitar que muitos carros tentem passar ao seu lado ao mesmo tempo. O risco se torna tão grande que só com o susto das buzinas você pode se distrair e acabar caindo.

Sem contar que a maioria dos motoristas não respeita a distância imposta pelo Código de Trânsito Brasileiro que recomenda aos carros passarem a 1,5m em relação às bikes. Por isso, lembre-se que mesmo sem muita experiência nas vias, boa parte da segurança depende de bom senso e muita cautela.

Não fique perto das portas de veículos

Se você passa bastante tempo no trânsito e usa a magrela como fonte de renda, já deve ter notado que muitos motoristas não enxergam os ciclistas no retrovisor. Sendo assim, o cuidado com as portas dos carros deve ser redobrado.

O grande problema é que dependendo do ângulo de visão de quem está ao volante, a bike fica em ponto cego e o risco de ser derrubado enquanto alguém sai do veículo inesperadamente se torna muito alto.

Dessa forma, calcule sempre uma distância aproximada de acordo com a sua percepção. No começo pode até parecer complicado, mas com a prática diária, fica mais fácil estabelecer um limite quase automático para transitar com tranquilidade.

Não invada o corredor de ônibus

O corredor de ônibus é um verdadeiro pesadelo para quem pedala diariamente. Isso porque a sensação de ver veículos grandes se aproximando causa um certo pânico e a maioria dos motoristas não têm paciência com os ciclistas.

Por esse motivo, seja bastante atencioso para nunca invadir o local quando o trânsito estiver muito intenso. Claro que em grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, já existe mais compreensão por conta da popularização das ciclovias. No entanto, o mais indicado é não colocar a mão no fogo e garantir o máximo possível sua própria segurança.

Priorize as rotas com ciclofaixas

Ciclovias e ciclofaixas foram criadas, exatamente, para preservar a vida dos ciclistas que atuam tanto profissionalmente como por diversão. Assim, sempre que você traçar uma rota, verifique se o trajeto apresenta as faixas especiais que garantem mais tranquilidade e a chegada rápida ao destino.

Mas não se engane! Nada de ficar viajando nas músicas do fone de ouvido e bobear na segurança. Em uma situação como essa, se torna ainda mais importante ter atenção com cruzamentos, esquinas e conversões — pois nem sempre os motoristas dão preferência a quem está pedalando.

Pronto! Agora você já sabe como o ciclista deve se comportar no trânsito. Afinal de contas, quando a bike se torna sua principal fonte de renda é preciso redobrar os cuidados para otimizar o dia a dia com foco em segurança.

Gostou das informações deste artigo? Que tal descobrir uma nova forma de ganhar dinheiro com entregas? Faça o seu cadastro na Pedala e trabalhe apenas com a bike e um smartphone sem burocracias!


What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

This is some text inside of a div block.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

See All Works