Descobrir métodos para alcançar o aumento da produtividade é essencial na área de entregas do e-commerce. De fato, por ser um trabalho que lida com prazos apertados, depender de transportadoras que não oferecem uma boa margem de manobra faz com que os problemas tenham o dobro de consequências.

Dessa forma, o segredo do sucesso está em focar em soluções inteligentes para a logística. Falando assim pode até parecer difícil, não é mesmo? Mas saiba que basta conhecer bem o funcionamento do setor para conseguir simplificar todo o processo de maneira eficiente.

Quer saber mais? Vamos tirar as principais dúvidas sobre como aumentar a produtividade de olho na logística. Acompanhe:

Por que é importante o aumento da produtividade?

No universo do e-commerce, lidar com prazos apertados é uma constante. Afinal, os clientes estão cada vez mais imediatistas e buscam por entregas rápidas. Por esse motivo, o aumento da produtividade nas entregas faz muita diferença na qualidade do serviço e nas soluções de problemas que podem prejudicar a imagem da empresa em longo prazo.

Para que você tenha uma noção desse tipo de responsabilidade, uma logística de transportes eficiente reflete em todos os outros setores do trabalho — desde o recebimento da encomenda até a contratação de funcionários. Ou seja, ao montar um planejamento enxuto, o crescimento junto aos clientes se torna capaz de desbancar a concorrência.

Como evitar atrasos por conta do estoque?

Os custos do setor de transporte costumam ser altos no varejo digital e, por isso, o serviço de logística deve eliminar falhas o máximo possível. Pode até até parecer simples à primeira vista, mas só quem lida diretamente com entregas no dia a dia sabe o quanto um estoque desorganizado compromete todo o resultado.

Em função disso, jamais permita a venda de um produto que não está disponível para entrega. Quando o consumidor efetua o pagamento virtualmente, ele confia que o item vai chegar o mais rápido possível. Com isso, as justificativas apresentadas diante das reclamações de atraso só pioram a situação e elevam a quantidade de avaliações negativas nas redes sociais.

Como a tecnologia pode ajudar?

Hoje em dia, quem não conta com ajuda tecnológica, certamente, perde espaço no segmento. Diante disso, você precisa ter o máximo de auxílio para otimizar o serviço e alcançar melhores resultados. Uma boa dica, nesse caso, é procurar uma plataforma de entregas com integração entre os sistemas — API, EDI ou Webservice, por exemplo, que oferecem informações em tempo real.

A partir de dados precisos, fica muito mais simples acompanhar cada passo da operação e aumentar a tranquilidade sobre o destino das entregas. Outra questão que faz muita diferença é a possibilidade de receber notificação da assinatura digital dos clientes. Essa medida evita perder tempo com reclamações de mercadoria extraviada e ainda reforça a confiança na eficiência da empresa. Mas, claro, é importante que o serviço de entregas também seja eficaz — aprofundaremos no próximo tópico.

Por que optar por entregas expressas por bicicletas?

O ponto-chave na hora de aumentar a produtividade é investir em entregas expressas por bicicletas. Se você nunca pensou nesse tipo de solução, saiba que o modal leva o pedido até as mãos dos clientes dentro de 1 dia.

Sem contar que a possibilidade de atraso é reduzida, já que uma bike jamais fica presa no trânsito como os carros convencionais. Dentro desse contexto, a questão dos custos com os transportes também pode ser reduzida consideravelmente.

Despesas com gasolina, estacionamento e multas não são embutidas no valor do serviço — o que representa menores preços de contratação para a sua empresa. Além disso, esse tipo de economia possibilita descontos expressivos na venda final ao consumidor que valoriza cada vez mais a preferência pelo serviço.

Pronto! Agora você já sabe como garantir o aumento da produtividade na logística do e-commerce. Lembre-se que o seu conhecimento sobre o assunto se transforma em um fator determinante no aumento dos lucros de modo geral. Ou seja, o sucesso na otimização do trabalho é resultado da organização interna — que é fruto da experiência do responsável pela logística — e a boa qualidade do fornecedor do serviço.

Gostou das informações deste artigo? Então entre em contato conosco agora mesmo para otimizar as entregas do seu e-commerce!


What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

This is some text inside of a div block.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

See All Works