Embora o número de compras online aumente todos os anos, muitos usuários ainda têm receio de sofrer com as fraudes na internet. Expor todos os dados pessoais em uma página realmente pode ser perigoso e é por isso que os comerciantes devem entender como escolher um Gateway de Pagamento confiável.

Você já ouviu falar sobre eles? Tratam-se de plataformas utilizadas pelas lojas virtuais para realizar a transmissão de dados do comprador para o banco de forma segura. Neste artigo, você verá as principais empresas de Gateway de Pagamento, as características centrais do serviço e, claro, como definir a melhor opção para sua loja virtual. Confira!

O que é Gateway de Pagamento?

Como antecipamos, essa é uma interface intermediadora que cuida de todo o protocolo de comunicação entre a sua loja e as entidades bancárias, possibilitando as vendas on-line de forma segura.

Na prática, ele funciona como um terminal de cartão de crédito: as informações da conta são inseridas, o sistema codifica tais dados e envia para o banco do cliente que, por sua vez, verifica se o cartão é seguro, se existe limite de compra e se o pedido pode ser finalizado.

Esse processo é interessante porque protege tanto os comerciantes, quanto os usuários. Para quem vende, há a segurança de não aceitar cartões falsos ou sem margem para a transação. Enquanto que, para quem compra, há a garantia de que nenhum dado será fraudado ou vazado. Isso por que a própria loja sequer tem acesso às informações financeiras de compra: elas ficam a cargo do Gateway de Pagamento.

Intermediários de Pagamento

É importante destacar que Gateways de Pagamento não são a mesma coisa que Intermediários de Pagamento. Provavelmente você já ouviu falar das empresas como Paypal, Mercado Pago e PagSeguro, certo? Esses são os intermediários em questão.

A principal diferença é que o intermediador se responsabiliza pelo contato com as operadoras de crédito e, por isso, é ele que recebe qualquer pagamento. Dessa forma, o comerciante não resgata os valores vendidos diretamente de cada cliente, mas sim da plataforma de intermédio, o que confere menos autonomia

O que levar em conta na hora de escolher a plataforma?

Se a gente levar em conta que o Gateway de Pagamento é um serviço a ser contratado, é essencial checar se ele atende às suas demandas e se oferece o suporte esperado. Assim, veja os principais pontos que você deve ficar atento:

Veja se o serviço é compatível

Tenha sempre em mente qual é o servidor do seu site e prefira os Gateways de Pagamento que sejam compatíveis com ele. Muitas das plataformas de lojas online já contam com diversos plugins disponíveis. Por isso, escolher uma empresa que já esteja pré-habilitada ao seu sistema é um verdadeiro adianto de vida.

Preze pela segurança

Sabia que o e-commerce brasileiro sofre uma tentativa de fraude a cada cinco segundos? É por isso que cuidar da segurança das transações financeiras do seu negócio é essencial. Diferentemente das intermediadoras, nem todos os Gateways de Pagamento oferecem sistema anti-fraude, mas é uma boa prática optar pelos que tenham.

Analise o suporte oferecido

Você já sabe que um e-commerce é uma loja que nunca fecha e é exatamente por esse motivo que ela pode precisar de suporte a qualquer hora do dia.

Imagine se deparar com algum bug sério depois do horário comercial e só conseguir resolver na manhã seguinte. Pensando nisso, avalie o serviço de atendimento de cada Gateway de Pagamento do mercado.

Quais as principais empresas disponíveis?

Além dos pontos destacados acima, é importante considerar outros aspectos na hora de fechar com uma empresa. Cheque a integração entre canais, aceitação de todas as bandeiras e formas de pagamento, opções de personalização e, claro, o custo final. Essas são as principais companhias do segmento:

Tenha em mente que escolher o melhor serviço não só otimiza e-commerce, mas ajuda a melhorar a experiência do comprador. Portanto, essa deve ser uma preocupação constante do gestor, desde a momento da compra até a entrega dos produtos.

Pronto! Agora você já sabe o que é um Gateway de Pagamento e como escolher o mais adequado para o seu negócio. Lembre-se sempre de checar a segurança da plataforma, a compatibilidade e o suporte oferecido.

Quer ficar por dentro de mais conteúdos como este? Então nos acompanhe nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn!


What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

This is some text inside of a div block.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

See All Works