As altas taxas de abandono de carrinho no e-commerce costumam ser preocupantes. O problema é que quando a compra deixa de ser finalizada, a empresa, no geral, pode sofrer sérias consequências com a baixa nos lucros em longo prazo.

Dentro desse contexto, o melhor caminho é aprimorar a experiência do consumidor de maneira estratégica para alcançar resultados rápidos. São pequenas mudanças em diferentes etapas do varejo digital que se destacam na escolha dos produtos e fazem muita diferença no mercado.

Ficou interessado? Vamos mostrar 4 dicas essenciais na hora de reduzir a desistência de compra do seu cliente. Acompanhe:

1. Aprimore a navegação do usuário

Todo mundo já se estressou com um site de compras que apresenta dificuldades em finalizar o pedido, não é mesmo? Por isso, saiba que quando os erros na página são frequentes, as chances do cliente desistir são altas.

Ainda que o preço seja baixo, se a experiência de navegação for complicada, a melhor alternativa acaba sendo a loja física — ou a concorrência online. Sem contar que muitas pessoas fazem cara feia quando o e-commerce não mostra o cálculo do frete e outras informações de entrega já na primeira etapa.

Sendo assim, otimize os processos e verifique semanalmente o funcionamento da plataforma virtual. Caso seja necessário, para evitar reclamações, o mais indicado é procurar por um novo serviço de hospedagem que se encaixe com as necessidades do consumidor.

2. Seja sucinto no formulário de cadastro

Lojas virtuais que pedem muitas informações tornam a compra cansativa e, dificilmente, conseguem fidelizar os consumidores. De fato, um formulário extenso traz a sensação de que o contato futuro será invasivo no envio de e-mails com promoções ou até em ligações inesperadas.

Por esse motivo, tenha em mente que, além de rápido, o cadastro também precisa ser salvo logo na primeira vez. Imagine só se em toda compra for necessário repetir o passo a passo no preenchimento. Será abandono de carrinho na certa e uma venda contabilizada na concorrência!

3. Ofereça diversas opções de pagamentos

Hoje em dia, com a concorrência acirrada no varejo digital, as empresas que não atualizam as formas de pagamento acabam perdendo espaço. O motivo é que nem todo mundo possui cartão de crédito para compras online ou prefere usar outras facilidades, como o PayPal e o serviço de débito direto do internet banking.

Por conta disso, o e-commerce engessado no tempo apresenta uma queda significativa nos lucros que pode refletir em todos os setores do negócio. O grande segredo no momento de reverter o quadro negativo é oferecer o máximo de facilidades aos clientes, incluindo opções de parcelamento que costumam fazer muita diferença na decisão de finalizar a operação.

4. Reduza os prazos de entregas para evitar o abandono de carrinho

Atrasos nas entregas são frequentes no setor de transporte do e-commerce. O grande problema está na dificuldade de controlar todos os fatores que interferem no trajeto do produto até o cliente, incluindo desde os erros de logística até o trânsito congestionado.

Dessa forma, a principal dica é buscar soluções inteligentes que ofereçam menos tempo de espera depois de finalizar a compra do produto. Para criar melhores estratégias e otimizar o serviço, você precisa avaliar cuidadosamente quais são as principais reclamações do consumidor.

Quando a demora no deslocamento aparece no topo da lista, a transportadora tradicional pode ser substituída por entregas expressas feitas por bicicletas. Afinal de contas, esse tipo de modal nunca fica preso no trânsito, não depende de gasolina e garante o recebimento em até 1 dia útil em um processo completamente seguro.

Pronto! Agora você já sabe como diminuir o abandono do carrinho no e-commerce. O mais importante é ter uma visão ampla do serviço oferecido para identificar o que pode ser aprimorado. Só assim, o cliente se sente valorizado e cria um relacionamento de fidelidade no momento da compra.

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