Se você é gestor de e-commerce, certamente, conhece uma série de mitos sobre sustentabilidade. De fato, adotar um conceito para o negócio livre de práticas agressivas ao meio ambiente causa dúvidas e traz insegurança por pura falta de conhecimento.

Mas não se preocupe! Saiba que ficar por dentro do operacional da empresa ajuda a identificar soluções sustentáveis que podem ser colocadas em prática sem grandes investimentos financeiros ou alterações estruturais. Assim, ao realinhar a proposta de mercado, o relacionamento com o consumidor encontra um caminho ainda mais promissor.

Quer saber mais? Vamos mostrar 4 mitos sobre sustentabilidade para você melhorar os resultados em pouco tempo. Acompanhe:

1. Funciona apenas em empresas de grande porte

A sustentabilidade se tornou uma preocupação dos consumidores mais exigentes em relação aos hábitos positivos com o meio ambiente. Por isso, se o e-commerce não possui práticas ligadas a esse conceito, você precisa ligar o alerta vermelho para não perder dinheiro — independentemente do tamanho do negócio.

Afinal de contas, mesmo que sofram menos cobranças, as empresas de pequeno e médio porte acabam sendo rejeitadas pelos clientes ao realizarem ações que afetam a natureza — como fazer testes em animais ou usar métodos poluentes nas entregas.

Dessa forma, a sua tarefa é usar o olhar experiente de gestor para identificar como realizar mudanças internas e combinar sustentabilidade com um trabalho otimizado sem adicionar custos.

2. Sustentabilidade custa caro

Como algumas soluções sustentáveis estão aliadas à tecnologia, você pode pensar que adotar o conceito custa caro. Na verdade, existem possibilidades que se encaixam em diferentes tipos de orçamentos. Inclusive, até contribuem com a redução de custos a partir de melhorias na prestação de serviços.

Ficou curioso em saber como isso é possível? Em relação à logística, por exemplo, o segredo está em substituir as entregas convencionais por bicicletas. Tenha em mente que esse tipo de modal exige menos gastos, pois elimina a gasolina (uma grande vilã ao meio ambiente), as obrigações com burocracia veicular e nunca ficam presas no trânsito. Sem contar que os produtos chegam até o destino em apenas um dia útil de maneira completamente segura.

3. É uma moda passageira

Como toda tendência que revoluciona o mercado, a sustentabilidade passou muito tempo sendo questionada se seria uma moda passageira. No entanto, hoje em dia, as práticas limpas são prioridades tanto para os clientes quanto para as outras empresas.

Por este motivo, você precisa ter o dobro de atenção em fazer um discurso coerente. De nada adianta usar embalagens sustentáveis, por exemplo, mas comercializar produtos fabricados com microesferas que são responsáveis por espalhar poluentes no oceano. Ou seja, abraçar a causa pela metade tende a ser até pior do que não se posicionar.

4. Não existe planejamento sustentável em longo prazo

Um bom exemplo de empresa que se destaca por agradar os clientes com entregas sustentáveis feitas por bicicletas é a marca de roupas Reserva. Há mais de três anos investindo no formato, os consumidores continuam se surpreendendo ao receber as encomendas de forma rápida e consciente em relação a preservação ao meio ambiente.

Saiba que tudo isso agrega muito valor ao produto oferecido e transforma o seu e-commerce em uma opção vantajosa ao público. Dessa forma, incluir práticas responsáveis no planejamento é um processo que leva tempo, pois somente a partir das primeiras mudanças bem-sucedidas você será capaz de expandir o conceito também para outros pontos do trabalho.  

Pronto! Agora você já conhece os principais mitos sobre sustentabilidade. Tenha em mente que, com tantas marcas e empresas disponíveis no varejo digital, adotar práticas preocupadas com atitudes socioambientais mostra o compromisso do e-commerce com o público. Assim, fica muito mais fácil vencer todas as dúvidas sobre o assunto e se destacar da concorrência.

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