Trabalhar com entregas se mostra como um desafio e tanto. Isso porque reduzir os custos de transporte na logística exige bastante dedicação do profissional responsável. Mas não se preocupe! Você só precisa olhar com mais atenção o que acontece internamente para encontrar soluções baseadas em dados estratégicos.

Dentro desse contexto, o verdadeiro divisor de águas está em deixar o conservadorismo de lado e pensar fora da caixa. Ao trazer novidades ao setor de transportes, em pouco tempo, os resultados positivo se tornam frequentes. Tudo isso com foco em melhorar a experiência do cliente e ainda aumentar a competitividade de mercado.

Quer saber mais? Vamos mostrar 4 dicas essenciais na redução de custos nos transportes do e-commerce. Acompanhe:

1. Conheça a sua demanda

Entender a demanda da empresa se mostra como um ponto decisivo no momento de reduzir os custos operacionais. Afinal, você só consegue melhorar a logística quando conhece cada detalhe do processo de entregas — e o ponto de partida é o fechamento do pedido pelo cliente.

Comece avaliando cuidadosamente as preferências do público que compra no varejo virtual e identifique em quanto tempo o serviço completo costuma ser realizado. Ou seja, qual o prazo necessário para o pedido ser faturado, embalado e entregue à transportadora.

Mas, atenção! Por maior que seja a demanda, você só deve disponibilizar produtos que tenham estoque para entrega imediata ou, pelo menos, que consiga cumprir o prazo prometido ao cliente.  

2. Tenha um bom controle de estoque

Se tem uma coisa que, certamente, faz diferença no gerenciamento das entregas é o controle de estoque. Lembre-se que um erro simples na contagem de produtos pode ocasionar uma série de prejuízos em longo prazo. Isso porque a empresa vai gastar dinheiro com problemas que, na realidade, são frutos de um trabalho mal feito.

A melhor forma de resolver essa situação é selecionar alguns membros da equipe para ficarem responsáveis pelo estoque ou até mesmo apostar em plataformas de gestão. Com isso, você consegue tomar melhores decisões a partir de dados de entradas e saídas direcionados ao que deve ser aprimorado em todo o processo operacional.  

3. Busque flexibilidade para reduzir custos de transporte na logística

Hoje em dia, o e-commerce que não enxerga seus negócios com flexibilidade perde espaço para a concorrência no mercado. Diante disso, busque novas opções de modais que ajudam a acelerar o processo de entrega e impactam os clientes positivamente.

Uma boa dica, nesse caso, são as bicicletas — por garantirem o cumprimento dos prazos com um serviço eficiente. Ao abandonar os carros no processo de trabalho, a redução de custos aparece quase que imediatamente a partir de investimentos mínimos. Afinal, não será preciso gastar com gasolina, burocracia veicular, estacionamento, pedágios e documentos de motoristas.

Dessa forma, também existe a possibilidade de reduzir o preço final de venda. Isto é, a empresa se destaca na preferência dos consumidores apenas por adotar medidas eficazes na reestruturação logística.

4. Negocie com os fornecedores

Saiba que quanto maior for a demanda, melhor será o poder de argumentação para organizar os gastos do setor no e-commerce. O grande segredo envolve usar essas informações como forma de otimizar o processo com foco em criar estratégias para, no fim das contas, aumentar o retorno de lucros.

Ao ter uma noção exata do que pode ser melhorado no processo de entregas, os custos são reduzidos e a demanda aumenta. Com isso, fica muito mais simples negociar melhores preços com fornecedores. Por fim, esteja sempre atento às novidades da área e reúna vários orçamentos para evitar ficar preso em contratos injustos que podem limitar as possibilidades operacionais.

Agora você já sabe como reduzir custos de transporte na logística do e-commerce. Tenha em mente que o sucesso dessa área está diretamente ligado à percepção dos clientes em relação ao serviço oferecido e à experiência de quem faz o gerenciamento. Com esse conjunto de fatores será possível otimizar todo o processo potencializando os resultados positivos.

Gostou das informações deste artigo? Então leia também sobre 4 benefícios de fazer entregas expressas com bicicletas em sua empresa.


What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

This is some text inside of a div block.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

See All Works