Se você procura por dicas para ciclistas, certamente, precisa melhorar seu desempenho nos treinos, não é mesmo? Afinal, pedalar frequentemente — seja com a intenção de manter a forma, por puro lazer ou até mesmo como fonte de renda — representa um verdadeiro desafio a ser vencido.

Mas não se preocupe! Existe uma série de cuidados que ajudam a potencializar seus resultados e aumentam a confiança no trajeto. Dentro desse contexto, saiba que o primeiro passo envolve compreender que nada acontece da noite para o dia — já que cada organismo reage de uma maneira diferente aos exercícios.

Quer saber mais? Vamos mostrar 4 dicas essenciais na hora de melhorar a rotina do ciclista. Acompanhe:

1. Tenha uma boa postura

Ao pedalar durante um longo percurso com a postura incorreta, você fica longe do rendimento esperado e ainda pode sentir dores musculares. Isso porque qualquer coisa irregular, por menor que seja, já é suficiente para aumentar as chances de lesões graves.

Um bom exemplo está no ajuste do banco e do guidom. Quando a altura não fica perfeitamente alinhada com o ciclista, os primeiros reflexos de tensão surgem na lombar e nos braços.

Dessa maneira, o mais importante é fazer testes prévios para evitar surpresas desagradáveis no meio do pedal. Além disso, existe também o bike fit, que são configurações muito utilizadas pelos atletas para medir com exatidão todas as partes da magrela em relação às características físicas.

2. Respeite seu organismo

Cada pessoa tem um preparo físico diferente e isso precisa ser respeitado para conseguir melhores resultados nos treinos. Tenha em mente que identificar o momento certo de forçar o corpo ao próximo nível se torna a chave do sucesso na busca por saúde e mais disposição.

O motivo é que quando o ciclista toma gosto pelo pedal pode passar pelo famoso "overtraining" (síndrome de forçar mais do que aguenta) que causa lesões pelo esforço repetitivo sem o preparo adequado. Em função disso, aprenda a ouvir os sinais do seu organismo para montar um programa de treinos consistente que ajuda a ditar um bom ritmo de evolução.

3. Hidrate-se sempre

Pode até não parecer à primeira vista, mas a hidratação faz muita diferença no desempenho do ciclista. Saiba que, durante as pedaladas, o corpo faz mais esforço do que está acostumado. Por isso, leve sempre com você uma garrafa grande e se hidrate com frequência para não perder o ritmo.

Claro que se o percurso não for longo, esse cuidado pode ser menos rigoroso. Porém, se passar de 20 minutos, o organismo já começa a dar os primeiros sinais de cansaço.

Cabe ressaltarmos que o consumo de água deve ser constante tanto durante o exercício quanto no dia a dia para repor os minerais perdidos. Por conta disso, além da água, cuide também dos alimentos consumidos antes da prática. O foco, nesse caso, deve ser em pratos com carboidratos, oleaginosas, proteínas magras e frutas variadas.

4. Prepare um kit de emergência

Mesmo que você seja um ciclista experiente, alguns imprevistos tendem a atrapalhar o treino. Afinal de contas, bicicletas apresentam problemas técnicos que surgem — simplesmente — do nada. O grande segredo para fugir desse quadro negativo é carregar sempre um kit de emergência.

Não precisa ser nada muito elaborado que possa prejudicar o desempenho por conta do peso. Esse tipo de kit precisa ter apenas uma câmara de ar reserva e ferramentas simples de reparos. Outro ponto importante para não frustrar o pedal é conhecer o básico de mecânica para os ajustes e incluir itens de primeiros socorros na mochila.

Pronto! Agora você já conhece as principais dicas para ciclistas que ajudam a turbinar o treino e o dia a dia com a magrela. Lembre-se que mesmo tomando vários cuidados, cada pessoa tem um ritmo de evolução diferente. Assim, coloque as sugestões em prática, porém, aprenda a identificar suas dificuldades com a intenção de melhorar o desempenho sem deixar a saúde de lado.

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