Se você vive apertado financeiramente, saiba que gastar menos com o transporte público faz muita diferença no orçamento mensal. De fato, ao colocar os custos na ponta do lápis, o resultado costuma ser assustador e serve de incentivo na hora de procurar boas alternativas para ver seu dinheiro durar mais.

Dentro desse contexto, o mais indicado é começar estudando suas rotas com a intenção de otimizar ou aproveitar melhor o tempo de deslocamento. Ao olhar esse processo de uma maneira positiva, as soluções mais práticas podem ser testadas até que algo faça sentido e mude de vez sua rotina.

Quer saber mais? Vamos mostrar 4 dicas matadoras para gastar menos com transporte público. Acompanhe:

1. Otimize os locais dos compromissos

Com os ajustes recentes nas tarifas de transporte público, você precisa adotar medidas práticas para evitar ver seu dinheiro voando pela janela. Por exemplo, se você costuma encontrar os amigos uma vez por semana naquele bar do outro lado da cidade, chegou a hora de repensar esse roteiro!

Claro que não precisa deixar as amizades de lado. A dica, aqui, é sugerir novos locais de encontro que fiquem mais próximos da sua casa. Comece pesquisando a média de preços pelo bairro e valorize tudo o que uma experiência diferente pode oferecer.

Uma simples caminhada matinal ajuda bastante a identificar as melhores promoções em lugares bacanas. Além disso, esse tipo de sugestão deve valer também para qualquer outro compromisso com deslocamento frequente, como reuniões, encontros de família ou passeios.

2. Use cartões de integração

Hoje em dia, a maioria das pessoas prioriza o uso de cartões de integração na hora de se deslocar no transporte público. Isso vale para ônibus, metrô, trens e até outros tipos de opções intermunicipais.

Por este motivo, quando o orçamento aperta, pagar duas conduções pelo preço de uma faz toda a diferença. Sem contar que você ainda pode economizar bastante tempo nas tarefas ao otimizar o trajeto usando um ônibus e um metrô pela mesma tarifa.

A partir disso, fica muito mais fácil filtrar o valor gasto com o deslocamento em atividades obrigatórias para que não seja preciso deixar de lado o lazer nos finais de semana.

3. Procure por caronas

Caso você procure uma forma confortável de diminuir os gastos com transporte, pedir caronas pode ser uma excelente solução. O melhor de tudo é que esse tipo de prática serve para qualquer compromisso — desde levar os filhos à escola até ir ao futebol de domingo.

Mas nada de fazer pedidos sem se oferecer para ajudar nos custos do motorista e deixar a situação constrangedora. Tenha em mente que mesmo compartilhando gasolina e estacionamento, em alguns casos, o preço fica mais em conta do que se deslocar de transporte público ou de aplicativo.

Por conta disso, avalie todas as possibilidades e já se antecipe perguntando, no momento em que marcar algo, se alguém do grupo se interessa em dividir o carro, Outra boa opção dentro do mesmo contexto é usar aplicativos especializados em caronas que selecionam, com um preço acessível, usuários que procuram pelo mesmo destino.

4. Considere comprar uma bike

Basta reparar por aí, as bicicletas estão tomando conta das vias. Isso porque, além de trazer uma série de benefícios à saúde, pedalar se tornou uma excelente opção de deslocamento pela cidade desde que as ciclofaixas foram inauguradas.

Inclusive, segundo uma matéria publicada pelo Portal G1, em 2016, trocar o ônibus pela bike traz a possibilidade de economizar R$ 4.2 mil no período de dois anos. Agora, se o seu desejo não é só poupar, como também ganhar mais grana, saiba que comprar uma magrela abre um universo de possibilidades rentáveis.

A principal delas é encontrar aplicativos especializados para realizar entregas expressas. Assim, você pode fazer seus próprios horários e ser remunerado conforme a produtividade sem ficar trancado em um escritório. Tudo isso com um processo de cadastro simples que exige apenas um smartphone para que o ciclista inicie seu trabalho.

Agora você já sabe como gastar menos com o transporte público. Lembre-se que o mais importante é usar esse momento de economizar como forma de encontrar soluções criativas para alcançar o tão sonhado equilíbrio financeiro. Afinal de contas, pessoas proativas crescem, exatamente, ao transformar dificuldades em meios de conquistar o sucesso.

Gostou das informações deste artigo? Ficou animado para começar a pedalar? Então leia também sobre como escolher a bicicleta ideal e ganhar dinheiro com ela!


What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

This is some text inside of a div block.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

See All Works